Terminal de Cruzeiros de Leixões

Regressar aos posts »

Situado no molhe sul do Porto de Leixões, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões será mais uma obra de arquitectura de referência das muitas que existem na região da cidade do Porto.

 
Representação tridimensional do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões


Representação do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Parte integrante do projecto de renovação e integração urbana em curso no Porto de Leixões, o projecto do Arquitecto Luís Pedro Silva apresenta não só uma estética inovadora mas também um espaço funcional, que permitirá albergar sob o mesmo edifício as funções de terminal de passageiros e as de pólo de investigação marítima ligado à Universidade do Porto


Vista futura do edifício desde a Avenida do General Norton de Matos

Apresentando especificidades resultantes da sua posição a mais de 800 metros da costa e de um Projecto de Arquitectura arrojado o Terminal de Cruzeiros de Leixões será uma das obras mais significativas da Newton, sendo montra da qualidade técnica e do “know-how” existente na empresa nomeadamente ao nível das Fundações e Estruturas.


Modelo tridimensional do edifício utilizado na elaboração do Projecto de Fundações e Estruturas

 

A durabilidade da estrutura foi uma das principais preocupações ao longo da elaboração do projecto. O ambiente agressivo devido à presença de água do mar e a Arquitectura complexa levou à decisão da utilização de Betão Auto-Compactável nas peças mais expostas aos agentes exteriores, tendo sido realizados estudos relativamente à composição do betão no Laboratório da Tecnologia do Betão e do Comportamento Estrutural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (LABEST).

As fundações do edifício serão indirectas realizadas por estacas, estando previstas um total de mais de 300 estacas, dadas as elevadas cargas provenientes da estrutura e a necessidade de conduzir estas cargas até ao extracto rochoso. A presença de um piso abaixo do nível do mar levantou questões relativamente ao levantamento hidráulico (“up-lifting”) obrigando a um estudo cuidado de todo o processo construtivo.


Modelo tridimensional da Laje do Piso -1 para estudo das fundações na elaboração do Projecto de Fundações e Estruturas

A complexidade Arquitectónica do edifício conduziu à elaboração de diversos modelos de cálculo de forma a efectuar o estudo dos vários elementos constituintes do projecto.

 


Modelo tridimensional da Manga de Acesso à Marina

 

 

Modelo tridimensional da Pala dos Autocarros

 

Actualmente em execução, a construção do edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões encontra-se a cargo do consórcio entre a Opway e a Ferreira Construções, encontrando-se a Newton a fornecer assistência técnica ao projecto.

 

 

Dados da Obra:

Ano: Actualmente em construção

Cliente: Administração dos Portos do Douro e Leixões

Localização: Porto de Leixões – Matosinhos

Intervenção: Projecto de fundações e estrutura; Projecto de instalações hidráulicas; Projecto de Acústica; Projecto de segurança e saúde

Localização Google Earth


Ver mapa maior

 

Regressar aos posts »

José Carlos Lino

José Carlos Lino
jclino@newton.pt

07 Novembro 2011